quinta-feira, 21 de abril de 2011

21 de Abril! "Viva nossa Liberdade, Viva Tira Dentes!"

          A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro. Um dos inconfidentes, delatou o movimento para as autoridades portuguesas, em troca do perdão de suas dívidas com a coroa. Todos os inconfidentes foram presos e acusados pelo crime de infidelidade ao rei. Tiradentes, após assumir a liderança do movimento, foi condenado a forca em praça pública.
          Embora fracassada, podemos considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo valoroso da luta dos brasileiros pela independência, pela liberdade e contra um governo que tratava sua colônia com violência, autoritarismo, ganância e falta de respeito.
Obs.: Quaisquer semelhanças entre algumas Administrações Públicas na atualidade e as práticas de autoritarismo empreendidas por Portugfal na época do Brasil Colonial são mera coincidência. Algumas cidades brasileiras e seus governos  parecem fazer parte do sistema político vigente naquela época!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;