sábado, 4 de junho de 2011

Qual têm maiores poderes: O PAU DE SANTO ANTÔNIO ou A PALMATÓRIA DE "SÃO JOÃO"???

         Trata-se de uma tradição: todos os anos o Cortejo do Pau da Bandeira ou do Pau de Santo Antônio sai pelas ruas. A cidade, de cerca de 50 mil habitantes, chega a ter 300 mil na época da festa.
         “A tradição diz que quem pegar no pau da bandeira de Santo Antônio e levar a casca para fazer chá consegue uma namorada ou um namorado”. Se não casar, vira protegida de Santo Antônio.
          Em meio a tanto folclore, o pau da bandeira virou material de pesquisa para os estudiosos. “Hoje a festa está sendo estudada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Universidade Regional do Cariri”. 

          Cerca de 100 homens são responsáveis por carregar o tronco. “Em 2010, foi um jatobá de mais de 20 metros de comprimento e mais de duas toneladas”.
        O cortejo de seis quilômetros até a Matriz de Santo Antônio dura o dia inteiro e, para aguentar o tranco, os carregadores são movidos a cachaça. “Um carrinho com a bebida vai acompanhando os carregadores de perto. Quando eles largam o pau para descansar, bebem cachaça”.
         É também nesse momento que as mulheres correm para tocar no pau da bandeira, sentar em cima, arrancar lascas.
          A tradicional festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, no Sul do Ceará, começa no final de maio e vai até 30 de junho. O pau da bandeira de Santo Antônio será carregado na abertura da festa do padroeiro, até a igreja matriz.

        O ritual do corte acontece 15 dias antes do cortejo. Por volta do meio-dia, centenas de homens carregam o pau da bandeira pelas ruas da cidade. 
           O mastro deste ano é um pé de aroeira, planta nativa da floresta do Araripe. Tem mais de 23 metros de comprimento e pesa duas toneladas. 
        Obs: Aqui em Canguaretama o "Santo Junino" que têm maiores poderes parece não ser "SANTO ANTÔNIO" e sim "SÃO JOÃO",  pois sua palmatória é muito mais pesada que o pau de Santo Antônio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;