quinta-feira, 14 de julho de 2011

Educação é prioridade sempre!

         Temos que salientar em primeiro lugar que a educação provoca uma mudança nos indivíduos. Através dela ele passa agir de modo diferente, visto que passa de indivíduo à pessoa, o que significa alguém que tem consciência de si, do papel que representa como ser pensante, agente transformador de uma realidade, responsável por sua própria vida. Passa a ter discernimento deixando de servir de massa de manobra e de se comportar como animal de rebanho, seguindo os outros sem saber para onde vai, como vai, nem onde vai acabar, facilmente influenciável e conduzido.
         Ora este tipo de indivíduo se presta à ação dos políticos oportunistas como se prestou aos “coronéis" dos mais longínquos povoados deste imenso território, em épocas não muito remotas. Ao político bem intencionado, assim como ao cidadão de bem, interessa que todos tenham acesso à educação pois só assim um país pode se desenvolver, com a participação consciente e cidadã de todos os elementos que compõem uma nação.
       Não será nossa culpa se não colocamos as pessoas certas, nos lugares certos, quando temos oportunidade? Vale uma reflexão...

2 comentários:

  1. Edinaldo,
    Caro Fernando, concordo com suas palavras, lembro ainda que a educação não esta sozinha na luta para uma melhor formação do cidadão, a saúde também participa, existem programas voltados para ajudar nesta parceria e são custeados pelo Governo Federal, tenho como exemblo o PSE (Programa de Saúde na Escola) ao qual nosso município aderiu inclusive recebe incentivo financeiro, porém as ações não estão sendo realizadas, não vejo os profissionais da ESF (Equipe de Estratégia de Saúde da Familia) antigo PSF, visitando as escolas e desenvolvendo nenhuma ação, temos também no municipio o NIEC (Núcleo de Informação Educação e Comunicação) custeado pela FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) também praticamente inativo devido a falta de apoio do governo municipal, enquanto isso, temos que assistir a proliferação do caramujo africano, os casos de dengue, calazar, leishimaniose, sistozoma entre outros. Resumindo, DINHEIRO TEM, mais falta aplica-lo de forma correta, voltado a saúde e bem estar do cidadão.

    ResponderExcluir
  2. É, amigo Edinaldo, eu fico sempre imaginando que, os professores em seu anonimato eles pedem para unir força, e, no entanto eles tem medo de revelar sua identidade, como vamos unir nossas forças? Gente, só se consegue algo quando todos se unem em prol de um só objetivo, não com medo. As correntes se quebraram, vivemos uma democracia. Desculpem-me se fui rude, grossa, ou qualquer outra coisa do tipo. Sou assim mesmo, visceral! Visto a camisa do time em que estou jogando. Se alguma coisa atrapalha o andamento do meu trabalho, (nosso) trabalho é o que dá Vida a empresa, ai meu amigo, é melhor sair da frente. Ou você tem um ótimo discurso fundamentado e muito bem argumentado, ou... Não me atrapalhe! Pareço um pouco arrogante, mas se pararmos para pensar, não é o sistema, os métodos, os procedimentos, as máquinas que fazem com que a empresa ande, são as pessoas. O material humano (no maior sentido que a palavra humana possa ter). A empresa é somente: um nome que possui um número (CNPJ), que é reconhecido por toda a sociedade, perante a um contrato, e que tem uma localidade, vende produtos ou serviços, ou muitas vezes os dois, mas que sem as pessoas corajosas, compromissadas e educadas, esse ser chamado empresa, que foi inventado, não dá um passo a frente.Somos nós gente!!! que fazemos a diferença.

    ResponderExcluir

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;