terça-feira, 16 de agosto de 2011

ESTUDANTES DA UVA SE REUNIRAM COM OS INDÍGENAS DO KATU DOS ELEUTÉRIOS - (CANGUARETAMA-GOIANINHA)

Sábado (13/08), alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Vale do Acaraú (UVA), do município de Nova Cruz, visitaram, orientados pelo professor Rômulo Angélico, a comunidade indígena Katu dos Eleutérios (Canguaretama / Goianinha / RN). 
Durante a visitação, foram realizadas três atividades na comunidade: No primeiro momento aconteceu um bate-papo onde foi abordado temas como a história da comunidade, espiritualidade indígena e pedagogia diferenciada aplicada na escola. Após a conferência realizada na escola indígena, iniciou-se uma caminhada ecológica no Katu. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar a agricultura local; conversar com o primeiro homem a assumir-se indígena no Rio Grande do Norte (após quase duzentos anos de silêncio) - o Moribuxaba Nascimento; e de caminhar por uma pequena e bela trilha rica em aspectos da mata original. Por fim, após o almoço, foi realizada uma oficina intitulada: "Toré: dança, canto e espiritualidade indígena" - ministrada pelo professor Rômulo Angélico.

Lembremos que a UVA é, até então, a única Universidade do Rio Grande do Norte a inserir no Curriculum do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - a disciplina "Educação Indígena". O trabalho dessa instituição é, portanto, pioneiro em nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;