quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Veja como é elaborada uma pesquisa eleitoral


Estamos no ano de eleição e até o mês de outubro serão publicadas pesquisas eleitorais para saber quem a população vai votar para prefeito no seu município.
Para fazer uma pesquisa eleitoral, primeiramente precisa uma empresa solicitar para algum órgão especializado.
Segundo Paulo de Tarso, diretor da Consult, a partir disso vão fazer um levantamento de quantas pessoas serão entrevistadas e depois, pedir uma autorização para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir do mês de janeiro, as pesquisas só serão divulgadas após o registro no TSE. São dois tipos de registros que são feitos no próprio site do órgão http://www.tse.jus.br.
O primeiro passo é cadastrar a empresa responsável por essa pesquisa e a segunda é registrar o conteúdo pesquisado, que também pode não ser divulgado e servir só como consulta interna mesmo.
A maioria das pesquisas não divulgadas é solicitada pelos próprios candidatos que querem saber a sua popularidade na eleição. De acordo com Paulo de Tarso, a Consult faz um levantamento com 1000 pessoas, que são divididas por idade, sexo, escolaridade e distribuição de renda, e a margem de erros é de 3 %.
Na pesquisa eleitoral, as amostras têm que manter as características da cidade pesquisada. Por isso, que as empresas de pesquisa trabalham bastante com proporção.

Extraído do Portal Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;