sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

80 anos do voto feminino no Brasil – Rio Grande do Norte partiu na frente

Celina Guimarães Viana, primeira eleitora do Brasil
Hoje faz 80 anos que as mulheres brasileiras têm direito ao voto. No dia 24 de fevereiro de 1932, o então presidente Getúlio Vargas instituiu o Código Eleitoral Brasileiro, permitindo que as mulheres pudessem votar e ser votadas.
Cinco anos antes, em 1927, no estado do Rio Grande do Norte, mais precisamente na cidade de Mossoró, a professora Celina Guimarães Viana foi autorizada pelo governador Juvenal Lamartine a votar na eleição daquele ano.
O primeiro voto feminino, em Mossoró, teve grande repercussão. Muitas mulheres de outras cidades do RN e de outros estados da Federação passaram a reivindicar o mesmo direito.

Prefeita Alzira Soriano em seu gabinete na Prefeitura de Lajes/RN - 1928
Também no Rio Grande do Norte, no mesmo ano de 1927, Alzira Soriano disputou eleição e foi eleita prefeita da cidade de Lajes. Foi a primeira prefeita da América Latina.
A luta política das mulheres para conquistar o mundo, sem dúvida, começou no nosso Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;