quinta-feira, 29 de março de 2012

Canguaretama em Chamas... Um ano de exitência a serviço da informação através das novas mídias. O aniversário é de todos e a festa é global!!!


"A internet veio abrir nossos horizontes. Temos ao nosso dispor um sem número de informações que antes não estavam ao nosso alcance. Trouxe-nos a liberdade, através das redes sociais, de colocarmos nossos pensamentos e ideias visíveis a um número incontável de pessoas para que possam ser debatidas livremente".


Após incontáveis tentativas de acessos ao site da Prefeitura Municipal de Canguaretama e sempre tendo como resposta: “Site em Desenvolvimento” somado a necessidade em conseguir informações no âmbito cultural, social, econômico, político, administrativo etc sobre a cidade de Canguaretama, além de outros municípios brasileiros, em especial os potiguares, surgiu a ideia de por ao alcance de todos, com rapidez, eficiência, comodidade e neutralidade uma página virtual de interesse comum, socializando a informação em tempo real; tornando-se um serviço de utilidade pública e que possibilitasse às pessoas, seu acesso a um baixo custo e no conforto dos seus lares; no trabalho; nas escolas e faculdades; em lan hauses, celulares etc.
Foi a partir de então que no dia 29 de março 2011, surgiu o blog Canguaretama em Chamas como uma ferramenta voltada à difusão da informação em caráter social e cultural e ao mesmo tempo apontado à vigilância em torno da execução dos serviços públicos e transparência política na cidade de Canguaretama e em todo o RN, buscando transmitir informações com veracidade e imparcialidade à todos aqueles que acessassem o blog.
Em uma época em que as mídias televisivas tradicionais divulgam informações, algumas vezes abrindo espaço para interrogações sobre como estas informações estão sendo conduzidas ou sobre que opiniões estão tentando formar ou impor aos brasileiros, o movimento das redes sociais surge como uma alternativa paralela e identificada com  o público, descartando apadrinhamentos ou interesses ocultos.
Como resposta ao trabalho dos blogueiros, vem o grande número de acessos. O Canguaretama em Chamas, pode representar bem esta afirmativa, uma vez que ao completar apenas um ano de existência, já se somaram mais de 145.000 acessos advindos do Brasil e do resto do Mundo. EUA, Portugal, Rússia, Alemanha, Suécia, França, Ucrânia, Espanha, Itália, Holanda, Peru, Angola etc estes são alguns dos países que já acessam o Blog Canguaretama em Chamas. São mais de 1.400 postagens; mais de 50 parcerias entre cidades potiguares; já acumulamos 133 seguidores; estamos no facebook; no guia de mídia e ainda iremos bem mais adiante.


Paralelamente ao crescimento em úmero de acessos e ao aprofundamento da seriedade do trabalho empregado no Blog Canguaretama em Chamas, veio para “alguns” (“inimigos da transparência”) a sensação de desconforto ao ver e conviver com o efeito causado pela abertura de informações até então despercebidas e desconhecias à grande maioria dos cidadãos e que agora bate à porta da população través das redes sociais.
Por último, ressaltamos que as novas mídias, em especial, as redes sociais, possuem um papel bem mais amplo que o entretenimento ou a comunicação entre pessoas em diferentes lugares e em um mundo globalizado. Possuindo um caráter social, cultural, informativo e fiscalizador; colocando a sociedade a par de informações antes sigilosas à maioria dos povos, ou seja, o Blog canguaretamaemchamas.blogspot.com se configura em importante Serviço de Utilidade Pública à todos os leitores que juntamente com nossos blogueiros formam a chamada “grande blogosfera”.
A equipe que compõe o Blog Canguaretama em Chamas agradece honrosamente a todos os internautas que com seus milhares de acessos engrandecem e reafirmam nosso compromisso em informar de forma responsável e verdadeira as principais notícias de nossa cidade e do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;