quinta-feira, 15 de março de 2012

VIDAS CRUZADAS EM CANGUARETAMA: Juarez Rabelo(PE), Roberto Magalhães(RN) e Sávio Vieira(PB)


Por Murilo Humberto Fernandes Vieira

Canguaretama é mais conhecida nacionalmente pela bela praia de Barra do Cunhaú, 7 km abaixo de Pipa e centro nacional do Kite Surfing.
Como essa cidade do Rio Grande do Norte, Canguaretama, cruzou a história da vida de um pernambucano  que virou potiguar, de um potiguar que virou pernambucano e de um paraibano que virou pernambucano e depois potiguar?
Juarez Rabelo foi um pernambucano, nascido em Recife em 1930, que resolveu vir morar em Canguaretama em 1948 para abrir uma empresa de comercialização de sal. Lá consitituiu sua Família, seus negócios e fez política. Foi Prefeito entre 1982 e 1988.
Roberto Magalhães é um potiguar, nascido em Canguaretama, que em 1933, aos dois meses de idade, teve seu pai, fiscal de renda federal, transferido para Recife, onde estudou, tornou-se advogado e Professor, constituiu Família e depois fez política (Vice-Governador, Governador, Deputado Federal, Prefeito do Recife).  
Sávio Vieira foi um paraibano, nascido em 1936 em Uiraúna, que em 1950 foi estudar no Recife, onde se  formou em medicina, construiu clínicas e hospitais, constituiu família, fez política e depois voltou a iniciativa privada.
Primeiro, no início dos anos 60, Roberto conheceu Sávio em Recife na casa do Prof. Murilo Guimarães, de quem foi aluno e Prof. assistente na Faculdade de Direito do Recife e de quem Sávio foi genro, tendo se casado com sua filha Márcia. Em 1982, Roberto se elegeu Governador e Sávio foi seu Secretário de Trabalho e Ação Social até 1986.
Já na qualidade de Governador de Pernambuco, Roberto foi a sua terra natal de Canguaretama em 1985, centenário de emancipação do município. Lá conheceu Juarez, Prefeito, que o homenageou com o nome da Escola Municipal Rural Roberto Magalhães Melo, que fica à 12 km da cidade, no distrito de Barra do Cunhaú, na boca da barra do Rio Curimataú dessa bela praia.
Passados cinco anos, em 1990, Sávio comprou uma antiga salina em Canguaretama e lá fez uma fazenda de produção de camarão e um laboratório para produção de larvas. Em 2004, foi morar na praia de Barra de Cunhaú, conheceu os filhos de Juarez e fez amizade com eles, mas Juarez já tinha falecido em 1993. Em 2010 o Estado do Rio Grande do Norte deu a Rodovia RN 269, os 12 Km que ligam Canguaretama à praia de Barra do Cunhaú, o nome de Dr. Sávio Vieira, que faleceu em 2011.
Assim, o pernambucano Juarez construiu em Canguaretama, na Barra de Cunhaú a escola municipal do potiguar Roberto, escola que se localiza no Km 12, às margens da Rodovia RN 269 - Dr. Sávio Vieira, um paraibano/potiguar.
Casa onde nasceu Roberto Magalhães - Canguaretama/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;