quarta-feira, 25 de abril de 2012

Destaque do Dia: Caramurú Paiva... Um super vice prefeito!!!


Na condição de vice prefeito (PT), tem cumprido um papel até então diferente para os detentores do cargo. A diferença consta de uma agenda política inovadora que realiza ações decisivas na captação de recursos para importantes projetos municipais e fortalecimento das organizações sociais de Campo Grande. Nos eixos prioritários do mandato consta apoio ao trabalho do executivo com a elaboração de projetos e articulação de recursos; apoio a juventude e mulheres; fortalecimento da educação e cultura; geração de renda e desenvolvimento rural sustentável; terceira idade; comunicação social; ações de convivência com o semi-árido e democratização do Estado.
Como vice prefeito, conseguiu incluir Campo Grande na Coordenação Política Nacional da Rede de Colegiados Territoriais, recebeu prêmio de melhor conselho do FUMAC pelo Banco Mundial e participou decisivamente da conquista de investimentos estruturantes como a ponte de acesso, dentre outros.
Francisco Caramurú de Oliveira Monte Paiva e Azevedo nasceu em Caraúbas. Viveu a infância na zona rural de Campo Grande/RN e a partir da adolescência passou a morar na zona urbana deste município.
Com 14 anos se engajou no movimento estudantil onde exerceu as funções de vice presidente e presidente do Grêmio Estudantil. No início da década de 90 participou do movimento nordestino de teatro de rua onde fez parte da fundação e um grupo e de uma companhia teatral. Outra atividade com forte contribuição e destaque de Caramurú Paiva foi o futebol amador.
Suas excelentes notas escolares renderam indicação e aprovação como menor aprendiz do Banco do Brasil, na agência Campo Grande.
Em 1993 prestou vestibular para o curso de letras, na UERN, e engenharia agronômica, na ESAM. Passou em ambos, nas primeiras colocações, e optou pela segunda.
Casou com sua conterrânea, tornando-se exemplo de base familiar ao lado de suas 3 filhas. No período da faculdade atuou na agricultura agroecológica exercendo por 3 anos a função de bolsista responsável pela manutenção e estudos com 45 espécies de plantas medicinais.
Foi professor bolsista de Matemática, nas turmas do ensino médio público de Mossoró, recebendo avaliação de “excelente desempenho” pela direção da escola.
Antes de terminar a faculdade assumiu a gerência das duas propriedades onde trabalhou com criação de caprinos e bovinos, manejo da mata nativa e a produção de comercialização ligada a cajucultura e produtos artesanais derivados do caju.
Concluindo a graduação em Engenharia Agronômica passou a trabalhar em Organizações Não Governamentais de Assessoria Técnica a agricultura Familiar. No Centro Terra Viva atuou pelo Projeto Umbuzeiro, da SUDENE/ASSOCENE/REDE CAT, apoiando planejamentos de projetos produtivos e formação de conselheiros cidades potiguares.
Depois foi para a Cooperativa Terra Livre onde coordenou uma equipe técnica de elaboração de Planos de Desenvolvimento de Assentamentos de Reforma Agrária de Mossoró e região se aproximando ainda mais dos movimentos social e sindical do Estado.
No ano de 2002 Caramurú Paiva foi selecionado para coordenar a implantação da ARCO OESTE(ligado ao INCRA), agência de apoio a comercialização da agricultura familiar do médio oeste. O Engenheiro Agrônomo Caramurú Paiva ainda foi um dos fundadores e primeiro coordenador institucional do Núcleo Sertão Verde, uma das maiores Organizações Não Governamentais de atuação junto à agricultura familiar do Nordeste Brasileiro com ações premiadas nacional e até internacionalmente.
Entre 2003 e 2008 atuou no Governo do Presidente Lula, assumindo a função de Supervisor do Projeto Dom Hélder Câmara/SDT/MDA-FIDA/ONU. Através deste cargo coordenou atividades que promoveram a inclusão social e o desenvolvimento sustentável de cerca de 2000 famílias agricultoras em 17 municípios do Território Sertão do Apodi. O trabalho recebeu aprovação dos beneficiários e instituições envolvidas e atestadas de excelência das auditorias do FIDA/ONU.
No ano de 2006 assumiu a presidência do PT Campo Grande e a Coordenação partidária do médio oeste, tendo papel decisivo para que o PT assumisse pela primeira vez um cargo majoritário em Campo Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;