quinta-feira, 5 de abril de 2012

Professores lotam a Câmara Municipal de Canguaretama em busca de seus direitos!!!



A noite do dia 03/04/12 foi marcada por uma grande conquista que certamente ficará na memória dos educadores da cidade de Canguaretama. A categoria, representada pelo SINTE/RN-NÚCLEO CANGUARETAMA, e contando com o apoio e presença de professores de Pedro Velho, Vila Flor, dentre outras localidades, lotaram a Câmara Legislativa da cidade, tornando seu espaço pequeno ao mesmo tempo que uma verdadeira multidão se aglomerava aos arredores da Casa.


Após uma longa espera, foi dado inicio a tão aguardada reunião, onde logo foi percebível a ausência do Vereador Carlinhos Fagundes e do Vereador Dal, ambos compõe a base aliada do poder executivo municipal. Os outros sete legisladores se fizeram presentes naquele momento tão importante para a classe de educadores do município.


O não cumprimento do reajuste de 22,22% conforme determinado pelo MEC, por parte da administração pública de Canguaretama até a presente data, foi o principal motivo para a mobilização dos educadores até a Câmara Municipal. Segundo o sindicato local, apesar de ter sido realizada uma promessa por parte do executivo municipal durante a jornada pedagógica, a prefeitura só repassou em média 11% sobre os salários. Esse foi o motivo que levou a Regional do SINTE a acionar a Câmara Legislativa da cidade.
Além da votação da aplicação do Piso Nacional de 22,22%., um outro ponto importante foi a reivindicação por parte dos ASG`s, Secretários escolares e inspetores para aprovação de um Projeto que altera a Lei Orgânica do Município, estabelecendo o horário corrido para estes profissionais.


Outro fato que não passou de maneira nenhuma despercebido, foi a ausência do Secretário de Educação do Município, o qual, aprazado, foi convocado pela Câmara para prestar esclarecimentos na tribuna. Embora, tenha justificado o seu não comparecimento, a falta de atendimento ao chamado do Poder Legislativo causou grande insatisfação e desconforto, sendo levantada, em conformidade com a Lei Orgânica, a hipótese de punição para o Secretário de Educação pela mesa diretora, fato que seria discutido logo após a Sessão.


Contrariando as especulações, a aplicação do Piso Nacional de 22,22% para os educadores da cidade de Canguaretama foi aprovada por unanimidade pelos sete vereadores presentes, que após discursos eloquentes, justificaram seu posicionamento, satisfazendo assim, os presentes. O Projeto, segue agora para o gabinete do poder executivo, onde se esperam o seu sancionamento imediato. 

3 comentários:

  1. QUE BOM, O POVO DE CANGUARETAMA FINALMENTE ACORDOU. ESTE ESPAÇO QUE O REFERIDO BLOG ABRE, É SENSACIONAL PARA EXPPRESSARMOS NOSSA OPINIÃO. PARABÉNS PARA OS CRIADORES DO MESMO.

    ResponderExcluir
  2. Estou convidando todos os ASG's, Secretários escolares, inspetores e todos os interessados para participarem de uma Assembleia que ocorrerá na Câmara de Canguaretama, no dia 19.04.2012, às 19:00 hs, para tratarmos de assunto de nosso interesse. O HORÁRIO CORRIDO. Não deixem de participar, juntos, assim como os professores, venceremos esta luta. AGUARDO VCs.

    ResponderExcluir
  3. Por que a Prefeitura Minicipal de Cangauretama não está divulgando as convocações do aprovados no ultimo concurso, todos sabem que é lei a divulgação, mas não vejo nenhuma, nem colado na frente da Prefeitura ou em um quadro de aviso. O que está acontecendo.

    ResponderExcluir

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;