sexta-feira, 11 de maio de 2012

Novo Código Penal prevê pena maior para uso de menores em crimes

G1 – A comissão de juristas responsável pela elaboração do novo Código Penal brasileiro decidiu punir de maneira mais rigorosa aqueles que utilizam menores de idade na prática de crimes. Na nova redação, o aliciador será condenado pelo crime que o jovem cometeu e sua pena será acrescida em até 2/3.
Atualmente, a pessoa que induz um menor de idade na prática de algum delito responde pelo crime de corrupção de menores, punido com até 4 anos de prisão. No novo Código Penal, esse crime deixará de existir.
“Para todos os efeitos, é como se esse adulto tivesse, ele mesmo, praticado o crime”, explica o procurador e relator da comissão, Luiz Carlos dos Santos. “A pena de corrupção de menores que hoje existe não tem cumprido o seu papel (de inibir a prática). Ela é insuficiente”, completou Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;