terça-feira, 5 de junho de 2012

UFRN vai coordenar Pesquisa Nacional de Avaliação da Atenção Básica no SUS




A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Departamento de Saúde Coletiva e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, foi selecionada como uma das seis instituições de Ensino e Pesquisa do Brasil para a coordenação-geral da Pesquisa Nacional de Avaliação da Atenção Básica no SUS. A pesquisa teve início nesta segunda-feira, 4.
A UFRN se responsabilizará pelo trabalho nos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. A coordenação-geral da pesquisa, a partir da UFRN, nos três estados, será de responsabilidade dos professores Paulo Rocha, Alice Uchoa e Themis Xavier.
O objetivo geral da pesquisa é realizar um censo para avaliar a estrutura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em funcionamento nos municípios.
A pesquisa vai realizar uma avaliação através de uma análise do acesso e qualidade das Equipes de Atenção Básica dos municípios que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).
Segundo a professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e coordenadora da Pesquisa de Campo, Ana Tania Lopes Sampaio, poucos países têm desenvolvido uma movimentação científica de tal porte na atenção primária em saúde, na atualidade.
Ao todo serão visitadas 35 mil Unidades Básicas no Brasil e avaliadas 18 mil equipes de atenção básicas. Serão ouvidos 70 mil usuários e 35 mil profissionais da saúde no Brasil. A pesquisa de campo terá a duração de até quatro meses.

Fonte: UFRN-AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;