terça-feira, 10 de julho de 2012

Uma breve reflexão sobre os caminhos da educação na cidade de Canguaretama/RN

Antiga Escola Municipal Carlos Frederico Meira (Escola do Gajú)
Façamos uma breve reflexão sobre a educação na cidade de Canguaretama.
Partindo do pressuposto de que a administração pública outrora havia divulgado na rádio local relatos de que a educação pública municipal estaria bem, evidências poderiam tornar questionáveis certas afirmações.
Em conversa com uma professora e ex-funcionária da Escola Municipal Carlos Frederico Meira (antiga e não mais existente “Escola do Gajú) ao Blog Canguaretama em Chamas, foi repassado uma informação que aponta para janeiro de 2010, como a data em que a “Escola do Guajú” teve por encerrado seus trabalhos, sendo então desativada pelas autoridades competentes.
O fechamento da antiga Escola Municipal localizada na zona rural da cidade, na localidade do Guajú, de acordo com relatos, pode ser entendido como supostamente justificado por possuir uma quantidade diminuta de estudantes, talvez se argumentando não haver custo-benefício por parte do orçamento público. Como sabemos gasto com educação é considerado investimento e não despesa. Caros governantes, se assim foi, nossos alunos não podem ser medidos apenas pela quantidade, e sim, como cidadãos aptos ao conhecimento, sendo o futuro da nação e, portanto, PRIORIDADE.
Atualmente o prédio onde funcionou a Escola Municipal está sendo preparado para dar espaço a um centro de treinamento para os funcionários da Fazenda Estreito.
Além do grande mal estar para os estudantes ao se deparar com a nova escola distanciada dos seus lares e ter que depender de transporte coletivo escolar para chegar aos seus destinos, o encerramento da Escola Municipal Carlos Frederico Meira, também pode ter configurado o aumento da dificuldade na viabilização do emprego de vários profissionais (professoras(es), ASG, vigia etc) relacionados aquela unidade de ensino, como também seu fim.

Leia matéria semelhante no Blog NTNV clicando AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;