sábado, 11 de agosto de 2012

Conheça um pouco mais de Canguaretama/RN


Canguaretama é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte pertencente à Microrregião do Litoral Sul, na Mesorregião do Leste Potiguar.
Situa-se na faixa litorânea meridional do estado, ao sul da capital, Natal, distando desta 67 km. Ocupa uma área de 245,529 km², sendo que 1,6578 km² estão em perímetro urbano,e sua população foi estimada no ano de 2011 em 31 216 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o décimo sexto mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
A sede tem uma temperatura média anual de 25,6°C e na vegetação do município há a predominância das florestas subcadacifólias e dos manguezais. Sua taxa de urbanização é de 65,45%, classificando Canguaretama como o 75º município mais urbanizado do Rio Grande do Norte. Com dezenove estabelecimentos de saúde (2009), o IDH do município é de 0,600, considerado médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o 133º maior do estado.
O município de Canguaretama foi desmembrado de Natal na década de 1850. Seu nome significa "vale das matas", local com uma grande presença de árvores. Ainda que retama signifique, em língua tupi, "terra, região" e "canguá" designe um tipo de peixe (Stellifer rastrifer Jord. & Eig), gerando a etimologia alternativa "terra de canguás". (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;