segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Alunos da EMAC, cidade de Parazinho/RN, realizaram uma aula-passeio em Canguaretama


Os alunos da Escola Municipal Alexandre Câmara - Pereiros (EMAC) realizaram neste sábado (17), uma aula-passeio para Canguaretama onde conheceram vários pontos históricos do município.
A aula-passeio foi organizada pela Professora de Geografia e Cultura Afro-Indígena, Márcia e pela gestora da escola, Janaína Barbosa. Fizeram parte ainda da equipe de apoio, os Professores: Carlos Eduardo, Ricardo Silva, Claudia Rejane. Nildenia, Janaize e Sandra. Os alunos conheceram o lugar onde aconteceu o massacre dos padres portugueses pelos índios. A visita proporcionou aos alunos conhecer a Capela de N. S. das Candeias, capela essa onde ocorreu a martirização dos portugueses e ficou conhecido na história como " Os mártires de Cunhaú".

Saindo da capela os alunos conheceram ainda a comunidade indígena do Catú, onde foram recepcionados pelo cacique Luiz e alguns índios que após compartilharem um pouco da história da comunidade se apresentam para o público dançando o Toré. Luiz falou das muitas e difíceis  lutas  travadas para serem reconhecidos como indígenas.

Encerrando o passeio, a comitiva visitou a praia da Barra de Cunhaú, onde fizeram um emocionante passeio de barco e apreciaram o pôr do sol maravilhoso do paraíso tropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;