terça-feira, 20 de novembro de 2012

Atenção Estudantes!!!! Agora é Lei Federal!!! É hora de construir seu Grêmio em sua escola


Atenção estudantes!!! É hora de construir seu Grêmio Estudantil em sua escola!  Lembrando que é Lei Federal de nº 7.308, de 04 de novembro de 1985.  Click AQUI para acessar a Lei.

Veja as dicas para a construção do Grêmio Estudantil.

- QUE É GRÊMIO ESTUDANTIL?
É a associação de classe dos estudantes, onde poderão reunir-se, debater e reivindicar os seus direitos dentro da escola.  Os grêmios existem em escolas de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, e formam a base de uma entidade municipal ou estadual que deverá ser articulada a uma organização nacional (UBES).

- PARA QUE SERVE?
Para integrar o estudante á vida da escola, não apenas como estudante, mas sim como um dos elementos dinamizador da comunidade escolar.
 Para organizar os estudantes na escola, reunidos no Grêmio, os mesmos poderão participar diretamente nas decisões que lhes dizem respeito, assim como vivenciar o contexto político atual, além de participar dos encontros de suas entidades (UBES, ANE/RN e ENTIDADES MUNICIPAIS, como por exemplo, a AMES-NOVA CRUZ/RN) como representantes de sua escola.  O Grêmio Estudantil pode realizar torneios recreativos, de futebol de campo, vôlei, futsal, etc.  Pode realizar também debates, encontro de representantes de classe, festivais e shows.

- O GRÊMIO É LEGAL?
É!  Os estudantes têm direito de construir seu grêmio livre, pois está assegurado na Lei Federal 7.398, de 04 de novembro de 1985, após longa e árdua luta dos estudantes, que presenciaram suas entidades serem fechadas pelo regime militar de 64 e transformadas em centros cívicos, estes a serviço do regime.

- COMO FUNDAR O GRÊMIO?
Para se fundar um Grêmio é preciso criar um fato político em torno esclarecendo a comunidade escolar o que é, e para que serve.  A entidade deve surgir da necessidade sentida pelos estudantes.  Depois os alunos deverão convocar Assembleia Geral para discussão da implantação do Grêmio e a eleição de uma Comissão Eleitoral que se encarregará de todo o processo.

Portanto, MÃOS A OBRA!

* Transcrito por Eduardo Vasconcelos, ex-presidente do Grêmio Estudantil, "Presidente Café Filho - Escola Estadual WISNTON CHIRCHILL - NATAL/RN (1987), ex-diretor da UMES/NATAL/RN (1987) e ex-diretor da APES (1987). Hoje é presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN e Assessor da ANE/RN e AMES-NOVA CRUZ/RN.

Fonte: A "ANE" LIGADA EM VOCÊ (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;