sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

IBGE ATUALIZA ÁREA OFICIAL DE MUNICÍPIOS, ESTADOS E REGIÕES DO BRASIL


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira (23/01/2013) no Diário Oficial da União uma série de tabelas com a área atualizada de todos os Municípios, Estados e Regiões Brasileiras, valores que, em alguns casos foram ajustados nos últimos anos.
De acordo com a portaria, o Brasil tem 8.515.767,049 quilômetros quadrados. Com sua extensão, é o quinto maior País do mundo em área territorial. O tamanho é cerca de metade dos 17 milhões de quilômetros quadrados da Rússia, o maior, e mais de 19 milhões de vezes superior à área do Vaticano, o menor.
Algumas das alterações trazidas pela portaria do IBGE são a nova área da Bahia, que aumentou para 564.733,177 quilômetros quadrados, por ter incorporado a área insular do Arquipélago de Abrolhos, que faz parte do Município de Caravelas. Santa Catarina conta agora com as águas internas da Baía Sul e da Baía Norte, entre o Continente e a Ilha de Santa Catarina.
O maior Estado brasileiro continua sendo o Amazonas, com 1.559.159,148 quilômetros quadrados, que supera em território as Regiões Sul e Sudeste somadas. Com sua área, o Amazonas seria maior que os Países da América do Sul e da Europa, com exceção da Argentina e da Rússia, além do Brasil. Se fosse um País, o Estado seria um dos 20 maiores do mundo em extensão territorial.
O Estado de menor extensão territorial, Sergipe, com 21.915,116 quilômetros quadrados, é cerca de 71 vezes menor. Se o Amazonas tivesse sido escolhido para ceder espaço ao Distrito Federal, poderia comportar 269 vezes a Capital, que tem apenas 5.779,999 quilômetros quadrados.
O maior Município brasileiro, no entanto, fica no Pará. Altamira tem 159.533,730 quilômetros quadrados, o que o faz maior do que dez Estados brasileiros e até do que alguns Países, como Portugal, Coreia do Sul e Grécia.
O Município mineiro de Santa Cruz de Minas, com área de 3,565 quilômetros quadrados, é o menor do País. Sua área é ainda menor que a da Ilha de Fernando de Noronha, Distrito Estadual de Pernambuco, que tem 17,017 quilômetros quadrados. Poá, em São Paulo, tem somente 17,263 quilômetros.
Entre as Regiões, a Norte, com 3.853.676,948 de quilômetros quadrados, é a maior, e a Sul, com 576.774,310, é a menor. Enquanto a primeira é maior que a Índia, o sétimo maior País do mundo, a Região Sul supera a extensão da França, o 47º.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;