domingo, 17 de fevereiro de 2013

Canguaretama apresenta alta vulnerabilidade ao risco de epidemia de dengue


O dado consta no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência da doença no estado divulgado nesta sexta-feita (15) pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap).
Segundo o Mapa 48 municípios apresentam alto risco de dengue, outros 40 municípios apresentam risco alto e 37 estão com risco baixo para uma epidemia da doença. A soma dos três índices indica que, atualmente, 74% dos 167 municípios do Rio Grande do Norte convivem com a possibilidade de uma epidemia de dengue.
A finalidade do mapa é fornecer subsídios que possam auxiliar na delimitação das áreas que necessitam de maior fortalecimento das ações de combate ao vetor e organização dos serviços de saúde.
O mapa de vulnerabilidade é elaborado a partir de uma matriz estatística, cuja classificação final de risco é um indicador composto pelos seguintes parâmetros: Incidência de dengue nos últimos 10 anos (número de casos suspeitos por cada 100.000 habitantes), Índice de Infestação Predial de 2009 a 2011 (Porcentagem de imóveis que possuíam focos positivos de dengue), Índice de Infestação Predial de 2012, Índice de Pendências de 2012 (Porcentagem de imóveis que não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e Densidade Demográfica de 2012.
A Sesap irá trabalhar junto com as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) para que façam um acompanhamento mais de perto com os municípios pertencentes à sua região, dando continuidade às atividades rotineiras de combate a dengue.

Com informações do G1 RN (adaptado)

Um comentário:

  1. É tem muito blog na cidade de Canguaretama que so vive para noticiar sobre os direito dos agentes de saúde,para fiscalizar verbas,ação da gestão,mas faço um convite a esses blog façam uma pesquisa nos bairros da cidade com os moradores para saber se realmenteas visitas estão sendo feitas como devem ser,pois aqui na minha há muito tempo não me visitam o que vejo e só esses agentes da dengue na Lagoa de São João perto da igreja sentado nas calçadas fazendo anotação!!!Alô alô secretário de saúde mãos a obra!!!!

    ResponderExcluir

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;