terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Canguaretama/RN: Papangus já podem ser vistos na cidade!!!!


O Carnaval está chegando e os papangus canguaretamenses já começam a surgir por todos os lados. Perfeitamente mascarados ou de forma improvisada saem pelas ruas da cidade. Quando menos se espera surge em grupos ou isoladamente, embrulhados em lençóis, sacos de estopa, máscara de papelão ou industrializada.
Disfarçados de todas as maneiras e com um porrete batendo em seus baldes ou panelas velhas, entoam  sempre a mesma melodia: “Ei você aí... me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...”
"Amado e temido, o papangu é um personagem característico do Carnaval nordestino, uma tradição secular que ainda rende muito debate sobre sua origem. Até mesmo a palavra "papangu" se desdobra em vários significados: para uns o termo identifica uma pessoa desajeitada, que se veste mal; para outros uma pessoa indesejável; desprovida de beleza; também dizem que são pessoas abobalhadas, lerdas. Traduções que dependem, inclusive, da localização geográfica".
Um coisa não se pode negar: O carnaval não seria o mesmo se não fossem nossos queridos papangus. Quando criança, costumava brincar de ser papangu e ao finalizarmos a brincadeira, eu e meus amigos comprávamos  biscoito e refrigerante com o dinheiro arrecadado. Bons tempos aqueles... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;