terça-feira, 12 de março de 2013

Fumaça preta é vista na Capela Sistina e a Igreja Católica continua sem novo Papa


A primeira votação do conclave que vai escolher o novo papa terminou sem uma definição, nesta terça feira (12). A fumaça preta pode ser vista na chaminé da Capela Sistina às 19h40 (15h40 de Brasília), indicando que o papa ainda não foi escolhido. Essa votação costuma servir como uma espécie de peneira para selecionar os candidatos que vão polarizar a disputa.
Os 115 cardeais que participarão do conclave fecharam as portas da Capela Sistina por volta das 17h30 no Vaticano (13h30 em Brasília). No local, os religiosos ficarão em clausura até definir o substituto do papa emérito Bento 16, que renunciou em 28 de fevereiro.
No período, que pode durar dias, a única comunicação sobre as decisões tomadas no conclave é feita pela fumaça que sai da chaminé da capela.
A fumaça é produzida pelas queima das cédulas de votação. Se for da cor preta, não houve decisão sobre o novo pontífice. Caso seja de cor branca, os sinos da Basílica de São Pedro soarão, em sinal de que o papa foi escolhido.
Em 2005, o cardeal Joseph Ratzinger foi escolhido como papa em três dias de votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o conteúdo postado em forma de comentário é de total responsabilidade do autor do mesmo!
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;